Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. + sobre cookies

Notícias

SMAS Almada
12 - 04 - 2022

Anualmente, entram no sistema de abastecimento de água a Almada, aproximadamente, 17,5 milhões de metros cúbicos de água. Essa água, captada no aquífero Tejo-Sado, é posteriormente enviada para diversos reservatórios distribuídos pelo Concelho de Almada.

O percurso entre os Furos de Captação e a torneira das nossas casas tem uma extensão de mais de 800 km de condutas e alguma dessa água ​pode ser, infelizmente, perdida em fugas de água.

A zona de abastecimento do Pragal, abastece uma área de cerca de 10km2, que corresponde à União de Freguesias de Almada, Cova da Piedade, Pragal e Cacilhas. Trata-se de um subsistema com uma rede de distribuição muito extensa e com alguns problemas identificados ao nível das perdas de água na rede pública.

Os SMAS Almada pretendem aumentar o grau de fiabilidade e o controlo nas redes de abastecimento nesta área de influência melhorando a utilização deste recurso hídrico, com a instalação de um conjunto significativo de equipamentos, nomeadamente seis Válvulas Redutoras de Pressão (VRP) que vão permitir adequar a pressão da água nas diversas zonas de acordo com as necessidades da população.

Estes modernos equipamentos, ligados diretamente ao Centro de Comando que controla remotamente o abastecimento de água no Concelho, permitem gerir a pressão da água, detetar roturas na rede de distribuição e reduzir as perdas de água contribuindo para uma melhoria da sustentabilidade ambiental.

Fonte: SMAS Almada
« voltar
Facebook Linkedin Twitter Google + Pinterest