Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. + sobre cookies

Notícias

Case Study Tratave
15 - 04 - 2022

A TRATAVE é, há mais de 20 anos, a entidade responsável pela gestão e exploração, em regime de exclusividade, do serviço público de drenagem, depuração e destino final das águas residuais industriais e domésticas, provenientes dos municípios de Guimarães, Vizela, Vila Nova de Famalicão, Santo Tirso e Trofa, denominado por Sistema Integrado de Despoluíção do Vale do Ave - SIDVA (Sistema Integrado de Despoluição do Vale do Ave).
 

Âmbito Geográfico

O SIDVA foi criado e desenvolvido como resposta à degradação da qualidade da água na bacia hidrográfica do rio Ave, fenómeno que se acentuou a partir de meados da década de 80. A construção do SIDVA correspondeu a uma solução integrada de drenagem e tratamento conjunto de águas residuais industriais e urbanas da região do médio Ave. O SIDVA contempla 5 ETAR com uma capacidade diária de tratamento de cerca de 140000 m3.
 


 
Objetivo

O SIDVA, corolário da sua localização é extremamente vulnerável a afluências indevidas. Com efeito, a intervenção para debelar esta problemática era premente, surgindo assim o desenvolvimento de um plano extensível à rede de forma a obter um conhecimento mais lato das condições de escoamento (em tempo real). Como consequência, o objetivo principal é, permitir ter uma análise micro espacial de caudais e de precipitação e a geração de uma base de informação muito alargada.
 

Descrição do Projeto

O conhecimento das condições "reais" de escoamento, aquando do início do projeto (2015), eram exíguas e como tal surgiu a premência no incremento da monitorização. Procedeu-se à implementação de uma vasta rede de monitorização, permitindo o conhecimento lato das reais condições de escoamento e assim otimizar a gestão operacional do sistema através da implementação de um sistema de apoio à decisão (SAD).
A escolha dos equipamentos recaiu no cumprimento de algumas premissas, nomeadamente robustez física, ou seja, capacidade de adaptação a ambientes agrestes, fiabilidade das comunicações e medições, garantia de armazenamento de dados, facilidade de instalação, autonomia energética e economicamente viáveis. Com estas características, não poderia ser outro equipamento senão o SOFREL LT US da Lacroix.
 

Principais Resultados

Melhorou-se a gestão dos caudais transportados pelos intercetores, otimizou-se a utilização da capacidade de tratamento das ETAR e detetaram-se e corrigiram-se inúmeras afluências indevidas, reduzindo significativamente os caudais tratados não faturados.

« voltar
Facebook Linkedin Twitter Google + Pinterest