Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. + sobre cookies

Notícias

Solução para o Controlo Automático do Sistema de Desidratação Mecânico da Fábrica da Água de Alcântara (Etar)
04 - 07 - 2022

Tecnilab Portugal S.A., é o parceiro e distribuidor oficial dos produtos e soluções para o tratamento de águas, do fabricante finlandês Valmet, em Portugal.
Irá fornecer uma solução para o controlo automático do sistema de desidratação mecânico da Fábrica da Água de Alcântara (Etar), do grupo Águas de Portugal, em Lisboa.
A otimização pretendida, que concilia a medição fiável em contínuo de sólidos na água, visa melhorar a eficiência energética e ambiental da ETAR de Alcântara.

Irá ser instalado um sistema de monitorização e controlo automático da centrífuga, bomba de lamas e bombas de polímero, em função das seguintes medidas:

  • Medida do teor de sólidos à entrada da centrífuga;
  • Medida do teor de sólidos nas escorrências da centrífuga;
  • Medição do teor de sólidos após desidratação.

Para que isso aconteça será necessário a instalação de analisadores de teor de sólidos à entrada, saída e nas escorrências de cada centrífuga, assim como a instalação de uma unidade de controlo automática, que em função dos sinais de cada analisador, consiga efetuar o controlo contínuo do torque da centrífuga, adição de polímero e controlo de caudal de entrada de lamas. Com a instalação deste sistema, pretende-se ter ganhos significativos a nível da diminuição do consumo energético e de polímero, assim como a diminuição dos custos associados ao transporte de lamas, no processo de desidratação.

"A nossa missão é operar e gerir o sistema multimunicipal de saneamento de águas residuais da Grande Lisboa e Oeste de Portugal, garantindo a qualidade, continuidade e eficiência dos serviços públicos de águas residuais. Esta solução irá apoiar nossas metas de eficiência na desidratação das lamas, aumentando o teor de matéria seca e diminuindo o uso de polímeros", afirma Paulo Inocêncio, Responsável por Estudos Estratégicos do Departamento de Gestão de Ativos do Grupo Aguas de Portugal.

"Medições de sólidos confiáveis ​​permitem a monitorização precisa do processo de desidratação das lamas fornecem dados valiosos do processo. Os custos podem ser economizados e a eficiência do processo aumenta quando as medições são vinculadas a um otimizador on-line avançado", explica Amadeu Santos, Country manager Portugal, Automação Linha de negócios de sistemas, Valmet.

Comunicado de imprensa comercial da Valmet:
Valmet to supply solids measurements and sludge dewatering optimizer to Águas de Portugal wastewater treatment plant in Lisbon, Portugal

« voltar
Facebook Linkedin Twitter Google + Pinterest